Síria: O impacto do Conflito Armado na Saúde Mental dos Deslocados e a Contribuição da saída das Mulheres e Crianças de Homs para a recuperação do Trauma

Tanto as negociações de paz para a resolução do conflito Sírio como os acordos políticos, estão na ordem do dia, mês e dos últimos 3 anos.

O conflito Armado tem características que condicionam a saúde mental da população envolvida.

Alguns dos vários fatores são:
1. Maioria das vezes as pessoas são obrigadas a abandonar as suas casas/comunidades/realidades em próle da salvação da sua própria vida. A ameaça de vida, o medo, e a constante preocupação com o futuro, levam a um estado de alerta físico, que se pode traduzir em sintomas psicológicos, como insónias, ataques de pânico ou ansiedade, agressividade, irritabilidade.

2.O contacto (dependendo da duração do conflito) com a desumanização – mulheres com a exposição a violência sexual, os homens com assassinatos, torturas ou violencia fisica, e as crianças confrontados com o facto de terem perdido ambos os pais ou se tornarem em agentes de guerra. São factos, que ao longo do tempo se podem (e normalmente acontece) traduzir em sintomas de sofrimento psicológico.

3.A fragilidade Física, que muitas vezes condiciona a actividade de fuga e estado de alerta do cidadão e por conseguinte a sua capacidade de reacção. Leva a uma crença de incapacidade e desesperança.

4.A dependência da população dos agentes comunitários para suprir necessidades básicas, alterna a percepção de independência e liberdade.

Estes são alguns dos fatores, que em contextos armados condicionam a saúde mental da população. Dependendo do momento da intervenção, as técnicas a usar para reduzir o sintoma variam, tal como o tipo de programa interventivo.

Em breve o Link do jornal da Noite da Sic, e a Edição da Tarde da Sic Notícias do dia 28 de Janeiro onde fui convidada a refletir sobre o impacto desta temática, dando exemplos práticos de vidas afectadas e condicionadas por este conflito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *