Como posso ajudar

Ser consultora de programas de saúde mental e impacto social é ter a capacidade de “mudar de óculos”, de ginasticar pré-conceitos focando sempre o impacto das ações no mundo.

Ser psicóloga é focar a saúde nos momentos de mudança;

Como Terapeuta, foco-me nas perspectivas saudáveis da vida do paciente, apoio na gestão da mudança e tempos de crise,  e em conjunto com ele, trilho um caminho rumo ao bem estar, reduzindo sintomas e aumentando funcionalidade.

Se por um lado faço intervenção na crise com a organização Médicos Sem Fronteiras, onde exerço primeiros socorros psicológicos, terapias breves, EMDR ou outras técnicas que previnem e atuam sobre trauma e a sua instalação a nível físico e emocional. Por outro, no meu consultório em Lisboa, uso um modelo integrativo. Centro-me na necessidade dos meus pacientes, deixando que sejam estes a definir o tipo de mudança que procuram, tal como o ritmo e duração da terapia, adequando as melhores técnicas ao seu processo.

A Formação de base do ISPA (em Lisboa), e em seguida em arte terapia e Teatro do Oprimido (no Rio de Janeiro) retomando Lisboa para a formação em EMDR (Eye Movement Desensitization Regulation) e o curso na “School of Life” em Londres, permitem-me ter algumas ferramentas de intervenção, individual e em grupo.

Frequentei o V BootCamp do IES/Insead de empreendedorismo Social para me tornar numa consultora de empreendedorismo social e por isto,  tenho sido convidada a usar esta metodologia no desenho estratégico e definição de programas adequados às necessidades das populações, na definição de modelos de avaliação de impacto, na definição dos logframes, modelos de sustentabilidade e recursos necessários. Do levantamento de necessidades sociais é sua satisfação, uma das minhas maiores preocupações nestas consultorias é garantir que a área social é credível, sustentável e não replica papeis.

Os meus Serviços:

1.Faço consultorias de programas de empreendedorismo social: Da identificação de necessidades, á definição do programa a implementar, à gestão da implementação e sua avaliação de impacto.

2.Consultas de Psicologia Presenciais e Online;

3.Consultas de Psicologia Português e/ou Inglês;

4.Formações nas áreas: Intervenção da crise e humanitária; Saúde Mental em geral; Trauma; gestão de emoções;  Gestão de recursos Humanos.

Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspetival.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama… Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais… leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado… outra marca de sabonete, outro creme dental… Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes

Texto Mudança, por Clarice Lispector

4 pensamentos em “Como posso ajudar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *