Última Consultoria de Impacto Social: Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade

Como Consultora de programas de empreendedorismo ou impacto social, sou muitas vezes recrutada para desenhar e implementar programas com impacto social em Portugal.

Sendo que me especializei num modelo de empreendedorismo social do INSEAD,

http://about.insead.edu/who_we_are/

as ONGs, Associações, pessoas individuais com ideias, mas sem saber como fazer, ou até o próprio Governo acabam por recrutar os meus serviços.

O meu mais recente trabalho de empreendedorismo social foi a criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade, com uma equipa de duas pessoas, a Andreia Martins (Psicologa clinica de Crianças) e Sabla D’Oliveira (Psicologa do Desporto).

Em apenas 4 meses, desenhamos um novo modelo de prevenção de saúde mental e promoção de resiliência para crianças com doenças crónicas e seu eco-sistema (Familiares, comunidade envolvente e profissionais de saúde).

Um modelo alinhado com o Plano Nacional de saúde, de modo a colmatar as suas lacunas e não sobrepor as suas actividades, pois em todos os projectos  de empreendedorismo onde colaboro “luto” para que o programa se possa transformar, mais cedo ou mais tarde, numa politica pública, complementando assim as lacunas dos próprios governos e respondendo às necessidades da população alvo.

A U.C.I.F. (Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade) é uma unidade que pretende acompanhar as crianças com doença crónica  e seu eco-sistema, no processo de internamento e ambulatório.

Trata-se de um modelo cientificamente sustentado, que através de sessões de grupo, palestras inspiradoras, e a integração de uma rede de apoio comunitária, de especialistas e ministérios, visa contribuir para o aumento da felicidade deste público.

Alguns exemplos de sessões de grupo são “Espelho meu, espelho Meu”, uma sessão que visa trabalhar a auto-estima (uma das competências base para a felicidade) ou a sessão de empreendedorismo para pais de crianças com doença crónica. Já as palestras inspiradoras, passam pelo contacto de plataformas como a “Patiente Inovation” ou até mesmo especialistas/doentes da área.

A U.C.I.F. conta já com a parceria da Direção Geral de Saúde, D’arte (Terapia pela Arte), Arte de Viver (tecnicas de Meditação através da respiração), Respirar Oxigénio (Técnicas de Mindfulness), Associação de Reiky…entre outros.

E estará brevemente num Hospital ou Centro de saúde perto de si.

E para si, como imagina a SUA Unidade de Cuidados Intensivos de felicidade?

http://www.terradossonhos.org/noticias/view/71/ucif

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *