A saúde mental nos cuidados primários de saúde – Zimbabué

 

Os serviços de saúde primários são os serviços, onde algures no sistema médico, a pessoa recorre com uma primeira queixa medica click for source.

A Intervenção dos Médicos Sem Fronteiras no Zimbabué era um programa de saúde primário de apoio ao HIV-Sida, com 12 clinicas móveis distribuídas pelo distrito de Murambinda, que pouco ou nenhum apoio recebia do governo.

O programa de saúde mental, coordenado por mim, era composto por 16 conselheiros e dois promotores de saúde.

Cabia-lhes fazer sensibilização do que é HIV-SIDA, quais os comportamentos a adotar de modo prevenir a contaminação da doença (que em 2008, chegava já aos quase 70%).

Havia que dar formação este grupo de conselheiros e garantir que diariamente se visitavam as 12 clinicas do distrito. De modo a dar apoio psicológico individual e em grupo á população em necessidade.

Qualquer perturbação de saúde mental pode ser recebida neste tipo de contexto, contudo há dois tipos de perturbação que são comuns, depressão e ansiedade, elevado consumo de álcool, e queixas psicossomáticas (sintomas físicos, sem explicação física, mas por causas psicológicas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *