As questões alimentares: Nutricionistas e apoio psicológico online

Colaboro recentemente num novo projecto, Nutricionistas online https://www.facebook.com/nutricionistasonline
pois acredito que as questões alimentares são muito diversas e acarretam um sofrimento grande, nesta roda viva das vidas agitadas.

Na questão da obesidade, por exemplo, o impacto do seu peso, na vida social da pessoa, pode ser difícil de gerir, tal como o sofrimento envolvido com o controlo de impulsos face à comida, ou haver o desenvolvimento de patologias associadas (entre as mais comuns a depressão ou estados de ansiedade).

Neste caso, a intervenção psicológica pode ser curta, onde são debatidas técnicas de controlo de impulsos adaptadas à vida de cada um. Ou mais prolongada, onde se aprofundam questões, como a depressão, por exemplo.

No caso das Bulimias ou anorexias, temos as crenças ” eu devia ser mais magra…como a pessoa XX” crença que se pode tornar num dilema alimentar arriscado, especialmente em fases de desenvolvimento juvenil, pois pode levar a dietas desacompanhadas e perigosas e/ou a estados doença grave.
Neste caso a intervenção pode seguir as duas linhas referidas a cima (mais breve), focando as técnicas de controlo de impulsos ou técnicas de gestão de mudança de comportamentos ou longa, onde se aprofundam as origens destas crenças e consequentemente os estados emocionais mais profundos.

Claro que a intervenção de apoio psicológico depende da severidade do problema, tal como da motivação para “mudar” de quem nos procura.

Se sente que se identifica com algumas destas temáticas pode pedir o apoio dos nossos nutricionistas, que lhe desenham uma dieta adequada ás suas medidas, acompanhado como o apoio psicológico que mais lhe convier.
Tudo isto sem ter que saír de casa, online.
Boas dietas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *