Teatro Fórum: Uma Ferramenta artística de transformação social

Em 2009 no Rio de Janeiro, fiz uma especialização em teatro do oprimido, no Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (C.T.O. Rio) uma metodologia de transformação social fortíssima.

Augusto Boal (fundador do C.T.O) o criador do teatro do Oprimido nos anos 70, e em 2009 nomeado (pela Unesco) como embaixador mundial do teatro, desenvolveu durante o seu exilio politico de 15 anos, experiências teatrais merecidas do reconhecimento internacional, de crítica, de pesquisadores e do meio teatral.

As diversas técnicas de Teatro do Oprimido são hoje objetos de tese de mestrados e/ou doutoramentos, em muitas universidades do mundo.

Para A. Boal ” Ser cidadão não é viver em sociedade, é transforma-la” e para tal o engenheiro químico, posteriormente teatrólogo, diretor, dramaturgo, ensaísta, e professor, desenvolve uma serie de técnicas, das quais qualquer cidadão se pode apropriar para alterar a sua sociedade, meio, comunidade, bairro ou jardim.

A inovação desta metodologia, em relação ao teatro mais convencional, é que o grupo de actores representa, em palco uma temática que envolve um dilema, dilema que condiciona a acção de um dos protagonistas, que luta para atingir um objectivo e acaba por não conseguir (em T.O. dilema=Opressão).
E é neste momento que o público é convidado a entrar em acção, e depois de ter aquecido, o expecta-actor pode subir ao palco e dar uma resposta alternativa ao dilema vivido pelo protagonista que fracassou anteriormente no seu objectivo, abrindo espaço para um debate/Forum, sobre o que está em causa ou direi, em Palco,

Augusto Boal dizia “Vamos brincar ao teatro, como crianças, até que um adulto nos obrigue a ir para a vida real” pois acredita que através da representação dramática (em ambiente protegido) dos dilemas sociais, há uma consciencialização do tipo de respostas sociais que são dadas, tal como do impacto que temos, como indivíduos, na mudança das mesmas, e consequentemente na sociedade.

O Teatro do Oprimido pode ser uma excelente ferramenta de reflexão, questionamento, debate e transformação social, das comunidades, grupos, jardins ou organizações

Um comentário em “Teatro Fórum: Uma Ferramenta artística de transformação social”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *