EMDR é uma das minhas técnicas de eleição em consulta

O EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing- é uma das técnicas que  uso em contexto terapêutico.

EMDR, significa Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares.

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, que promovem a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais (Razão e Emoção).

Quando falamos em EMDR, e segundo F. Shapiro, (a fundadora desta técnica, psicanalista de base), existem dois tipos de trauma, os (T)raumas e os (t)raumas, e o que tem ou pode ter impacto para umas pessoas, pode não ter para outras, de modo que cada vivência pode ser um potêncial trauma e não apenas os traumas como experiências de guerra, mortes ou uma violação.

O Importante a reter é o facto de termos vivências ou experiências mais dolorosas, que por uma ou outra razão, ficam bloqueadas ou ilhadas num dos hemisférios cerebrais, levando a uma desfragmentação entre emoções, comportamentos ou reacções e memórias. 

O EMDR é uma ferramenta muito eficaz para se identificarem as memórias traumáticas (ou que produzem sofrimento), des-sensibiliza-las e por fim, reprocessa-las.

Neste processo o que acontece é que a memória de determinada experiência acaba por perder a carga emocional que tinha, deixando portanto de representar uma ameaça na vida quotidiana das pessoas.

Algumas frases comuns após as sessões de EMDR:

” Foi como ter dado um sentido a minha História de vida”

” Eu deixei de ter os conflitos que tinha num relacionamento amoroso”

“A minha fobia com animais desapareceu”

” Os meus ataques de pânico reduziram”

“melhorei muito da depressão”.

Para ler mais: http://www.emdrportugal.pt/emdr/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *